É muito comum ouvirmos falar que os pets perderam os movimentos de uma hora para outra. E o que fazer ou quem procurar nesta situação? Você sabe o porquê os pets perdem os movimentos?
Existem duas classificações em relação a perda dos movimentos, sendo:
1 – A PARESIA que é a perda parcial dos movimentos voluntários, normalmente derivado de fraqueza muscular associada a deficiência parcial da função motora, tendo por sinais clínicos:
- A alteração da amplitude de movimento;
- Diminuição do tônus muscular;
- Intolerância/relutância em se movimentar e executar algumas atividades motoras.
2 – E a PARALISIA ou PLEGIA que é a perda total dos movimentos voluntários, devido a anormalidades neurológicas ou musculares, onde os pets conseguem realizar alguns movimentos, porém, não andam. Ambas ainda podem ser sub-classificadas de acordo com os seus respectivos acometimentos. Quando acometem os membros pélvicos (traseiros), são chamadas de paraparesia ou paraplegia e quando acometem os quatro membros são chamadas de tetraparesia ou tetraplegia.
A Fisiatria desempenha uma função importantíssima, tendo por objetivo reabilitar o paciente para que ele possa desenvolver suas atividades rotineiras, com melhor qualidade de vida, controle de dor, maior rapidez na recuperação das funções motoras, melhoramento na autonomia de se alimentar, da micção e da defecação.
Tem um pet que está nessa situação e precisa de fisioterapia? Agende uma avaliação!